EI, MULHERES! ALGUMAS DICAS DE SEGURANÇA PARA MULHERES

Compartilhe:

Resolvi escrever sobre esse tema pois há menos de uma semana, uma amiga muito querida foi assaltada e agredida enquanto caminhava em seu bairro. E perante todo o ocorrido, mais uma vez pensei o quanto nós mulheres estamos vulneráveis, como que a cada dia que passa está mais difícil ser mulher...Todos os dias notícias de feminicídio, agressão, estupro e também outras formas de violência.

Dessa forma, pensei em deixar alguns cuidados necessários que podemos tomar ao sair de casa para nos sentirmos mais seguras, ou ao menos tentar. Principalmente quando saímos sozinhas.

Quero deixar bem claro logo no início deste texto que escrevo para mulheres cisgênero, transgênero e de quaisquer orientações sexuais que sofrem agressões ou que perdem as suas vidas para a violência e o preconceito. Aliás, o Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo!!! Sintam-se todas acolhidas, essa luta é nossa!

NA RUA

Procure sempre andar atenta, evite andar com aparelhos eletrônicos a mostra, tente não se distrair com músicas ou ligações. Opte por caminhos onde há mais movimento de pessoas.

Se for sair em um horário que quase não tenha movimento, procure ir acompanhada e mesmo assim continue atenta.

Uma medida que eu particularmente sempre gosto de tomar é que ao praticar atividades físicas ao ar livre, sempre procuro ir de cabelo preso. Para que evite ser puxada de surpresa. Cuidado nunca é demais, né?

NO CARRO OU TRANSPORTE PÚBLICO.

Entre e saia do veículo sempre com muita atenção, procure sempre andar com as chaves do seu veículo em mãos para que você não precise ficar mexendo na bolsa procurando.

Se perceber alguma coisa estranha, entre em algum estabelecimento e caso o estabelecimento tenha seguranças, peça para te acompanhar até seu veículo.

Ao dirigir também é necessário cuidados. Principalmente durante a noite, evite andar com as janelas totalmente abertas, fazer caminhos longos e desertos, vá diminuindo a velocidade quando estiver no sinal vermelho (com isso você ficará menos tempo parada esperando o sinal abrir).

No transporte público, evite sentar isolada. Procure sentar perto do motorista ou cobrador. Evite dormir no ônibus em casos de viagem e ande sempre com sua bolsa ou mochila na frente do corpo

EM CASA

Se possível, tenha um sistema de segurança. Tranque as portas e janelas ao sair, quando estiver sozinha deixa o portão trancado e algo que também pode prezar pela segurança é ficar atenta e tomar cuidado ao atender a porta caso você não esteja esperando visita ou entrega.

.

NAS REDES SOCIAIS.

Quase todo mundo gosta de postar uma foto diariamente nas redes sociais né? Mas isso também é algo que precisamos nos atentar, nunca sabemos quando alguém está mal-intencionado.

Isso quer dizer que não pode postar fotos? Você pode postar, mas evite expor sua rotina e horários detalhados todos os dias. Hoje em dia com as redes sociais é muito fácil observar alguém e descobrir coisas apenas observando postagens da internet.

Cuidados nunca são demais e podem te livrar de situações de perigo! Compartilhe essas dicas com amigas ou conhecidas e vamos nos proteger. E peço encarecidamente: PAREM de nos matar, PAREM de nos violentar e aprendam que MEXEU COM UMA, MEXEU COM TODAS!

 

 

Para sugestões: [email protected]

Instagram: @isabelamanchini

 

Publicidade

Últimas colunas

Isabela Manchini
Isabela Manchini SAÚDE SEXUAL E PANDEMIA.
SAÚDE SEXUAL E PANDEMIA.
Jótha Marthyns
Jótha Marthyns COMEMORAR O QUÊ?
COMEMORAR O QUÊ?
José de Paiva Netto
José de Paiva Netto A NOBRE DESTINAÇÃO DE UM CRISTAL
A NOBRE DESTINAÇÃO DE UM CRISTAL

Últimas colunas

Isabela Manchini
Isabela Manchini SAÚDE SEXUAL E PANDEMIA.
SAÚDE SEXUAL E PANDEMIA.
Jótha Marthyns
Jótha Marthyns COMEMORAR O QUÊ?
COMEMORAR O QUÊ?
José de Paiva Netto
José de Paiva Netto A NOBRE DESTINAÇÃO DE UM CRISTAL
A NOBRE DESTINAÇÃO DE UM CRISTAL

Publicidade