Grendene registra receita bruta histórica de R$ 1 bilhão no quarto trimestre de 2020

Trata-se do melhor desempenho da história da companhia, que apostou em transformação digital para se conectar com consumidores e alavancar resultados.

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A Grendene encerrou 2020 em forte ritmo de recuperação, amenizando os impactos provocados pela pandemia em seus resultados financeiros no primeiro semestre do ano passado. De outubro a dezembro, a companhia registrou receita bruta superior a R$ 1 bilhão, o melhor trimestre da história. O lucro bruto cresceu 23% no quarto trimestre, chegando a R$ 415,4 milhões e correspondendo a uma margem bruta de 49,6% (1,1 p.p. menor do que a do 4T19).

O volume de pares comercializados alcançou expressivos 62,1 milhões, devido ao sólido desempenho das marcas nos diversos canais de vendas – resultado da estratégia de diversificação e expansão. O mercado doméstico foi o principal responsável pelo incremento nos resultados. “O desempenho positivo é reflexo de fatores como receptividade das coleções primavera/verão pelos nossos clientes; flexibilização das medidas restritivas ao comércio nos mais variados formatos de pontos e canais de vendas do país; e prorrogação do pagamento do auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal”, afirma Alceu Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da Grendene.

A companhia também foi beneficiada pela escassez de matérias-primas no mercado, ocasionando a concentração de pedidos em grandes fabricantes de calçados, em função do receio dos lojistas de ficar sem produtos nas principais datas do varejo do quarto trimestre (Dia das Crianças, Black Friday e Natal). Houve ainda uma mudança no perfil de compra dos consumidores, que passaram a optar por produtos como chinelos de dedos, gáspeas e papetes, em detrimento de outras categorias de sapatos.

“Observamos um comportamento positivo nos diversos canais de distribuição, com recuperação em varejo e magazine a partir de setembro, de modo a contribuir, ainda que em menor escala, para a elevação do preço médio, em função destes canais demandarem produtos mais sofisticados”, diz o diretor. No quarto trimestre, a Grendene deu continuidade ao processo de internacionalização do e-commerce de suas marcas, e já é responsável pela gestão das lojas on-line de Zaxy, Rider, Grendene Kids, Ipanema e Melissa USA, bem como a plataforma B2B de venda web para lojistas de todas as marcas da empresa.

O processo de internalização do e-commerce começou em agosto de 2020 e, no quarto trimestre, a companhia registrou crescimento de 400% nas vendas das marcas que migraram para a gestão própria em comparação ao período do ano anterior. Somente na Black Friday e no mês de dezembro, os canais on-line de Zaxy e Melissa USA, as primeiras marcas internalizadas, avançaram 117% e 380%, respectivamente, reforçando a acertada estratégia de operacionalização.

O investimento em transformação digital, anunciado em agosto, ganhou força ao longo dos últimos meses de 2020, à medida que uma parcela cada vez maior dos consumidores passou a comprar on-line – um hábito que deve ser mantido após a pandemia, na avaliação da Grendene. O Bergamotta Works (laboratório de inovação criado pela empresa para desenvolver e testar soluções que aproximem pessoas e negócios de forma sustentável) já tem projetos piloto em andamento, como a venda de calçados Ipanema em vending machines.

A receita operacional líquida foi de R$ 837,1 milhões no último trimestre do ano, 25,7% superior ao mesmo período de 2019, em virtude da elevação da quantidade de pares embarcados e do reajuste de preços concedido. O lucro líquido recorrente foi de R$ 314,6 milhões, crescimento de 47,7%, resultado do reajuste de preços concedidos a partir de outubro, do controle das despesas operacionais e do ganho financeiro de aplicações em renda variável.

O lucro operacional recorrente (EBIT recorrente) alcançou R$ 250,5 milhões, 47,2% a mais que o mesmo período do ano anterior, representando uma margem EBIT recorrente de 27,2% (alta de 3,9 p.p. em relação ao 4T19).

No mercado externo, as vendas caíram 5,4% em volume e 6,1% em receita bruta ante o quarto trimestre de 2019, atingindo 10,3 milhões de pares e R$ 179,5 milhões respectivamente, devido a uma nova onda de agravamento da pandemia na Europa e nos Estados Unidos. Assim como no trimestre anterior, os embarques à América Latina lideraram as exportações da companhia no 4T20. 


Tabela: Divulgação

 

Resultados amenizaram impacto da pandemia

No ano, a receita bruta e o volume de pares recuaram 7,1% e 3,6% respectivamente, em relação a 2019; enquanto o lucro bruto totalizou R$ 874,5 milhões, equivalente a uma margem bruta de 46,1% (0,5 p.p. superior à de 2019). Já a receita líquida encolheu 8,4%.

“O resultado de julho a dezembro amenizou a performance negativa do segundo trimestre, quando a operação da Grendene foi impactada pelos decretos no Ceará, que proibiram a retomada das atividades não essenciais para combater a disseminação da Covid-19”, explica Albuquerque.

A empresa fechou 2020 com 20,2% market share, um crescimento de 3,6 p.p, e registrou uma redução no volume de pares (-3,6%) inferior à queda da produção do setor (-20,8%), segundo informações da Abicalçados.

Nos últimos 12 meses, o lucro líquido contábil recuou 50,5%, para R$ 405,2 milhões, representando uma margem liquida de 21,4%. Ao desconsiderar os itens não recorrentes, o lucro líquido recorrente totalizou R$ 468,6 milhões, queda de 2,1% em relação a 2019. A companhia encerrou o ano com caixa de R$ 2 bilhões, mantendo sólida situação financeira.

 

“Não obstante às dificuldades enfrentadas ao longo de 2020, a Grendene, mais uma vez, demonstrou ser resiliente em períodos turbulentos e conseguiu emergir ainda mais forte, proporcionando, inclusive, ganhos de market share. Encerramos o ano com perspectivas positivas para 2021, quando comemoramos 50 anos de história, e confiantes em nossos resultados”, conclui Albuquerque.

 

Sobre a Grendene

Fundada em 1971, a Grendene é a maior exportadora de calçados do Brasil e uma das maiores produtoras mundiais. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. Com cinco unidades industriais, distribuídas por Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul e 11 fábricas, tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares/ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 60 mil fora do país. A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, três “Galeria Melissa” (São Paulo, Nova York e Londres). Em 2020, registrou lucro líquido de R$ 405,2 milhões.

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