Roque de Rosa
A história de um dos radialistas mais importantes da história do rádio brasileiro
Roque de Rosa nasceu em Vera Cruz (SP), em 28 de Maio de 1936 e faleceu dia 26 de julho de 2019, ano que completou 66 anos no rádio brasileiro, atuando como jornalista, radialista, escritor, apresentador.
Âncora e fundador dos Jornais falado 'Matutino e Rotativa', programas no ar pela rádio Ternura FM 99,3, através do Grupo de Rosa de Comunicação. O semanário falado das manhãs é o segundo jornal falado no ar mais antigo do rádio brasileiro, fundado em 1964, transmitido inicialmente pela então Rádio Ibitinga AM.
Idealizador de inúmeros quadros apresentados no rádio, foi o criador do quadro "Pio do Jurupoca", programa que estreou em 2002 e levava alegria e contagiava os ouvintes com piadas e paródias.
Roque de Rosa trabalhou de 1994 a 2013 foi o "Homem do Tempo", no qual através de sua emissora Meteorologia Paulista, narrava as previsões diárias do tempo para diversas rádios do país, destacando a CBN Campinas e Rede Globo São Paulo.
Dentre inúmeras conquistas na profissão apaixonante que retratava-o, Roque de Rosa foi o primeiro jornalista oficialmente declarado no Estado de São Paulo, através da Lei 6.727, conforme consta na carteira do profissional, datada de 1980.
Registro Oficial que regulamentou a profissão de jornalista no estado de São Paulo. Registro 1, livro 1, folha 1.
MOMENTOS ESPECIAIS NA CARREIRA
Uma carreira marcada de momentos e conquistas especiais, Roque de Rosa teve participação e oratória em 1994, na Academia das Ciências de Lisboa, Portugal, quando discursou como representante do Brasil no Evento Internacional das Academias.
Foi Membro correspondente da Academia de Letras de Bauru, São Paulo.
Membro efetivo da cadeira 37 da Academia de Letras de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, como Grã Colar da Academia, sendo o patrono da cadeira citada, o escritor João Cabral de Melo Neto.
Comendador na Academia Nacional de Comunicação do Brasil.
Membro do Lions Club Centenário de Ibitinga.
Foi presidente da Associação Comercial e Industrial da cidade de Ibitinga.
CURIOSIDADES
As curiosidades da vida de Roque de Rosa são bastante peculiares, como por exemplo, na sua juventude, foi boxeador, trabalhou no circo e dividiu o palco com celebridades do mundo artístico.
Roque de Rosa foi um viosionário. E prestou diversos serviços às comunidades por onde passou. Foram campanhas no rádio para a construção de igrejas católicas, no qual era a religião escolhida na Fé. Atuante e bem humorado, o jornalista recebeu três Unções Plenárias por serviços de relevância à comunidade, enviadas pelos Papas João XXIII, Paulo VI e João Paulo II (hoje homens SANTOS pela Igreja Católica Apostólica Romana).
Um destaque deste trabalho, quando na década de 1960, diretor da rádio de Junqueirópolis (SP), promoveu a construção da igreja católica daquele município, intitulada Matriz de Santo Antonio, juntamente com o Padre Manuel Escalada (in memoriam), e campanha para construção da igreja de Santo Expedito, bairro de Ibitinga que leva inclusive, o nome do pai, o 'Angelo de Rosa'. Dentre outras conquistas, a construção da igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Vila dos Bancários em Ibitinga, numa homenagem ao saudoso Padre Eutímio Ticianelli.
Aclamado por milhares de pessoas, Roque de Rosa foi um agente de transformação do meio onde viveu. Buscava sempre mais, buscava ajudar a todos e sua prioridade era a caridade e ajuda mútua.
Pelos relevantes serviços prestados às inúmeras cidades onde viveu e trabalhou, foi contemplado com Títulos de Cidadão dos municípios de Ibitinga, Osvaldo Cruz, Tabatinga, Iacanga e Gavião Peixoto, região do Centro Oeste Paulista, onde teve intensa atuação no rádio.
Além radialista e escritor, Roque de Rosa é autor de 37 canções, dentre elas, "Quando o Agosto Chegar". Acompanhe pelo youtube no link: http://www.youtube.com/watch?v=ABVlfD8--_M
SERVIÇOS SOCIAIS
Roque de Rosa sempre foi um cidadão à frente de seu tempo. Tantos foram os serviços dedicados à população, indiferente da classe social, da raça ou religião, que promoveu centenas de campanhas no rádio para construções de igrejas, templos, espaços de cunho social, reformas, aquisições. Seu foco era ajudar às entidades, as empresas, ajudar pessoas.
Conheça mais histórias sobre Roque de Rosa - Fotos, Momentos, Verdades
Solenidade de entrega de Título de Cidadão Ibitinguense a Roque de Rosa, no Plenário da Câmara Municipal de Ibitinga. A placa foi entregue pelo então Vereador Windson Pinheiro.
ROQUE DE ROSA E GAVIÃO PEIXOTO
O jornalista, radialista, escritor, compositor e empresário Roque de Rosa, diretor do Complexo Centro Paulista de Rádio de Ibitinga, foi homenageado na noite do dia 27 de setembro de 2011, em sessão solene na sede da Câmara Municipal de Gavião Peixoto.
A solenidade de reconhecimento, foi pautada pelos relevantes serviços prestados e nobre participação na emancipação política do município. Um marco histórico narrado entre 1993 e 1994, chamada de "Campanha do SIM", que culminou na elevação do então Distrito que pertencia à cidade de Araraquara, a município de Gavião Peixoto, conquistada em 27 de dezembro de 1995.
A HISTÓRIA E CAMPANHA DO SIM
Para entender melhor o episódio ocorrido nos anos 90, Gavião Peixoto, enquanto distrito da cidade de Araraquara, externava a possibilidade de emancipação politíco-administrativa. No entanto, por forças políticas, diga-se provenientes de governo e empresas locais de Araraquara, que não demonstravam algum interesse na perda do distrito, foi determinado, por decisão do governo federal, optar na realização de um plebiscito na qual decidiria em definitivo o destino de Gavião Peixoto.
A mídia de Araraquara, principalmente rádio local, incentivavam a população na votação contra a emancipação, enquanto Roque de Rosa, através dos microfones do CCPR em Ibitinga, através de carros de som que circulavam com a gravação feita pelo jornalista, incentivava a população a favorecer e elevar o distrito a município.
Na "briga", com uma expectativa de 70% contra e 30% favorável à emancipação, a atuação e a conscientização do jornalista fez valer e mudar totalmente o destino e o resultado do plebiscito.
"Foi um trabalho árduo e com muito entusiasmo fizemos valer a democracia, através do incentivo à população e a política local. E em poucos dias, mais precisamente em 03 dias, mudamos a história de Gavião Peixoto", afirmou o jornalista a época da conquista.
Roque de Rosa foi uma das figuras de expressão regional mais conhecida e reconhecida na esfera publicitária e jornalística.
MOMENTOS ESPECIAIS
10/08/2014
Sócio fundador reintegra família leonina e é recebido pelo Governador do Distrito LC-3
05 de agosto de 2014, solenidade de posse do professor Sérgio Ronerto Deri e reemposse do jornalista Roque de Rosa, e visita do Governador do Distrito LC-3, CL Elia Youssef Nader e CAL Lecy Fátima Sutto Nader, do Lions Clube Piracicaba Campestre.O presidente do Lions Clube de Ibitinga Centenário, CL Dirceu Orestes Campregher e CAL Andreza Cristina Lorusso, realizaram de forma calorosa o evento, que contou com inúmeros associados do clube, além de autoridades regionais, como o governador imediato do distrito LC-3 Eduardo Jacob e CAL Liliane Martinelli Jacob, do Lions Clube de Ibitinga Centenário, 1º vice-governador do distrito LC-3 CL Elias da Silva Paiva e CAL Deonice Paiva, do Lions Clube de São Manuel, CL Antonio J. Figueira, do Lions Clube de Botucatu centro, presidente de região 7 do distrito LC-3, CL José Torres Filho, Presidente do Lions Clube de Bariri, CL Renilson Giraldelli e CAL Juliana Giraldelli, presidente do Lions Clube de Itápolis, CL Marcelo Henrique Costa e CAL Renata Cristina Furlan Costa.
LIONS CLUBE – 40 ANOSFundado em 1974, o Lions Clube de Ibitinga Centenário já realizou inúmeros trabalhos e atividades sociais.Na noite daquela terça-feira, foi realizada uma homenagem aos pais pela data alusiva, e dentre os sócios mais experientes, a presença do CL Antonio de Souza Mergulhão, 87 anos, que juntamente com Roque de Rosa, iniciaram a história de sucesso do clube.
“Para mim é motivo de orgulho e alegria reintegrar o clube que fundamos, trabalhamos e conquistamos grandes feitos para a comunidade” – comenta Roque de Rosa, no momento da posse, junto de sua CL Edna S. de Rosa.
Já o professor Sérgio Deri afirmou que um de seus sonhos era fazer parte do clube, sendo concretizado nesta data, frente a admiração que possui pelo Lions Clube.1º PRESIDENTE E UM DOS FUNDADORES
Roque de Rosa foi reempossado como sócio honorário e sócio fundador, além de condecorações recebidas do Governador do LC-3.
De Rosa atuou como o primeiro presidente do clube, em 1974, com mandato de 18 meses.Já o professor Sérgio Deri afirmou que um de seus sonhos era fazer parte do clube, sendo concretizadoNo encerramento da noite, um delicioso jantar foi servido, assinado por Osvaldo Festas.
MEMORÁVEL: Figuras mais lembradas de Ibitinga naquele tempo...
Foto de 1976. Em pé da esquerda para direita: Matero, Roque de Rosa, Dr. Abdala e Padre Eutímio Ticianeli.Agachados: Dito Beronha, Zezé Tabatinga e Rufão
Casamento de Antonio Carlos Pedrosa: companheiro inseparável do jornalista, Roque de Rosa e a esposa Edna foram padrinhos do radilaista que teve a transmissão do casamento pela rádio Ibitinga AM.
SUCESSO!
Seu comentário foi enviado e nossa equipe analisará o conteúdo.
Fechar